
Contate-nos
Projeto Reconnectar
Consiste em promover o acolhimento das famílias com crianças com necessidades especiais, com Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e outras condições da saúde mental infantil.
Essa abordagem é feita em Terapia Sistêmica Familiar ou na Terapia Sistêmica de Casal pelo método de Murray Bowen, onde a Família ou o casal é acompanhada em 10 sessões para promover o tratamento sistêmico da família ou do casal.
Mas por quê abordar a Família?
Porque a Família é a primeira estrutura social a quem a criança é apresentada e aprende a interagir; e também, é a que mais sofre psiquicamente quando se recebe um diagnóstico de Saúde Mental. A família é o principal espaço de socialização do ser humano. É nela que a criança se desenvolve, cresce e passa por um longo processo de diferenciação e apropriação da cultura da sociedade em que está inserida.
As dificuldades das crianças com necessidades especiais são um desafio à vida conjugal e familiar e trazem a necessidade de explorar diversos recursos individuais, do casal e familiares, e ainda, requer o desenvolvimento de habilidades parentais maior do que em outros casais com filhos neurotípicos (SEMENSATO & BOSA, 2014).
Além disso, todas as famílias carregam em sua estrutura, um “estilo de apego emocional” em que todos os seus componentes são interligados e influenciam-se mutuamente como um sistema. Quando este sistema se torna disfuncional, isto interfere no funcionamento mental de algum ou alguns dos seus integrantes e se exprime em forma de sinal e sintoma comportamental podendo gerar o adoecimento.
Este serviço poderá ser solicitado por pais e/ou cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtornos Específicos de Aprendizagem (como dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia), Transtornos de Adaptação e outras condições do neurodesenvolvimento e de saúde mental infantil. Pode ser realizado nas modalidades: Presencial ou por Vídeoconferência.